Seja um Avaliador do
Prêmio Catarinense da Excelência 2021

PCE.png

BENEFÍCIOS

Para o Excelência SC, o voluntário é o protagonista no processo de transformação, que doa seu tempo, esforço e conhecimento, realizando um trabalho solidário a uma determinada causa, motivado pelo seu espírito altruísta, associativista e colaborativo, para contribuir para a realização de um bem maior e gerar benefícios para a sociedade como um todo. 


O voluntário contemporâneo é engajado, participante e consciente, e tem diferentes graus de comprometimento. Ações mais permanentes implicam em maiores compromissos.  Ações pontuais e esporádicas mobilizam outro perfil de indivíduo. Independente do grau de comprometimento, toda energia voluntária é valiosa e bem vinda para o Excelência SC para o cumprimento de sua missão.
 

O avaliador voluntário, é responsável pela análise crítica das Candidatas participantes do Prêmio Catarinense de Excelência, é composta por Avaliadores, Avaliadores Líderes e Juízes. Todos os membros participam de um curso anual de preparação, ou de atualização, para assegurar o entendimento, a coerência e a imparcialidade do processo de avaliação.

O avaliador voluntário para o PCE é selecionado após o treinamento e recebe o convite para participar da banca de avaliação, sempre cuidando para o conflito de interesses e cumprimento do código de ética e conduta do PCE.

Uma ação voluntária proporciona benefícios não apenas para o público ao qual se destina, mas também para quem a realiza. Por isso, costuma-se dizer que o voluntariado é uma via de mão dupla: se, por um lado, o voluntário doa algo de si, também recebe em troca experiências valiosas, oportunida­des de aprender e desenvolver habilidades e competências. Tais como: 
•    Habilidades profissionais: trabalho em equipe, desenvoltura em público, criatividade, capacidade de planejamento, de negociação e de lidar com situações adversas. 
•    Competências sociais: relacionamento interpessoal, respeito à diversidade, capacidade de comunicação. colaborativa. empatia, alteridade etc. 
•    Responsabilidade social: inserção comunitária, participação cidadã, retribuição à sociedade etc.