Buscar
  • ExcelênciaSC

Cultura é a bola da vez?!

Atualizado: 18 de Dez de 2018

por Roberto Zardo,

Presidente do ExcelênciaSC



Nas últimas semanas estamos sendo bombardeados com discussões, protestos, invasões, entre outras manifestações sobre o tema cultura. Neste artigo gostaria de convidar o leitor a refletir sobre o papel crucial que um tipo específico de cultura desempenha na competitividade nas organizações privadas e na entrega de bem estar social nas públicas.


Refiro-me a cultura organizacional pela excelência em gestão. Pesquisadores contemporâneos identificaram pelo menos 167 definições de cultura. Fiquem tranquilos, pois vou tecer alguns comentários sobre uma destas tantas definições e deixar que a mídia continue explorando as demais. Temos “cultura”, “Cultura”, “culturas”, etc. para todos os gostos e tipos. Vamos manter o foco.


De forma simplista, com ajuda do psicólogo e autor suíço Edgar Schein, entendemos cultura organizacional como a soma de todas as certezas compartilhadas e tidas como corretas que um grupo aprendeu ao longo de sua história dentro de uma organização. Em suma, cultura organizacional é o resíduo do sucesso de uma determinada organização.


Uma cultura voltada para a excelência em gestão é a argamassa que mantém a organização focada na entrega consistente de elevados padrões de qualidade e atendimento aos clientes e a todas as partes interessadas. Além disso, proporciona senso de identidade às pessoas, facilitando desta forma o comprometimento com algo maior do que os interesses individuais de cada um.