Em quem votar? Uma escolha estratégica!

por Roberto Zardo,

Presidente do ExcelênciaSC

Daqui a algumas horas vamos escolher prefeitos e vereadores. Acredito que o momento sócio político econômico sirva de alerta e estímulo para que possamos fazer escolhas melhores, buscando pessoas competentes para servir a população - seja no executivo, seja no legislativo.
Pois é! 
Eis que surge a questão crucial: em quem votar? Sabemos que o voto secreto é um direito e um dever do cidadão. Sabemos também que nesta época surgem “velhos amigos” de todo tipo e, invariavelmente, com um largo sorriso estampado no rosto e slogans onde não faltam palavras de ordem tais como educação, segurança, saúde, mudança, entre outras tantas. Na grande maioria palavras soltas e sem planos de ação concretos e adequados para sustentá-las.
Como sair desta enrascada? Sem perder os “velhos amigos” e longe de ter encontrado uma fórmula mágica, recomendo alguns pontos que podem ajudar na escolha. Não custa lembrar: uma escolha equivocada terá que ser “engolida” por um período de vários anos – e sem direito a reclamações para o Bispo ou Papa.
Um ponto central é conhecermos o programa de governo do candidato. Explorar por exemplo, que metodologias de gestão esta pessoa usará se for eleita. É notório que existe escassez de recursos em todas as esferas de governo. Também é notória a falta de cuidado com a gestão do dinheiro público, em grande parte usado para a manutenção do poder pelo poder em vez de ser usado com sabedoria e técnicas adequadas para atender as reais necessidades da população. Perceba que a maioria dos candidatos investe em aspectos superficiais: belas fotos, ótimos slogans, vinhetas legais, “santinhos” bem produzidos, entre outros. Raros são aqueles que dão a cara a bater e apresentam programas consistentes de governo. Talvez valha a pena escolher alguém não tão midiático e optar por quem investiu tempo na busca de metodologias adequadas de gestão e está disposto a agir de forma competente.

Mantenedores do Excelência SC

Platinum

Diamante

Ouro

Esmeralda

© 2019 por Excelência SC. Movimento Catarinense pela Excelência