top of page
Buscar
  • Foto do escritorExcelênciaSC

Afinal, o que é o Modelo de Excelência da Gestão?

por Alice Castro,

Instrutora do ExcelênciaSC




A pedido de um parceiro, escrevi um texto simples, buscando apresentar o MEG para as pessoas.

Segue para vocês, espero que ajude a conhecer este modelo tão maravilhoso e apresentar para outras pessoas também.

Fruto de uma pesquisa americana sobre “o que faz as melhores empresas do mundo”, o Modelo de Excelência da Gestão foi trazido para o Brasil no início da década de 90, com o objetivo de estimular e ensinar as nossas empresas a buscar uma gestão de Classe Mundial.

Desde então, este modelo foi atualizado e está em sua vigésima primeira edição, sendo reconhecido mundialmente como o mais adequado à realidade atual dos negócios.


Composto por perguntas para reflexão sobre a gestão da empresa, cada questão traz provocações e incita o gestor a aplicar o ciclo da melhoria contínua em cada prática: planejar, realizar, controlar e aprender. Desta forma, buscar o Modelo de Excelência como referência de gestão é comprometer-se com a autoavaliação, com a visão sistêmica, com a cooperação entre as pessoas e com o foco em resultados.

Diversos são os benefícios para a empresa que decide adotar o MEG, mas considero que a clareza sobre o que pode melhorar e a nitidez entre práticas e resultados são os mais relevantes, pois só a partir de um diagnóstico com fundamentos mundiais de excelência podemos traçar novos caminhos e alcançar a performance esperada.

549 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page